Se tornar pai e mãe não é uma tarefa fácil e educar é mais difícil ainda. São escolhas a serem tomadas que podem mudar o futuro de nossas crianças.
Antes mesmo de eu pensar em colocar o Davi em uma escolhinha, eu já estava a procura de uma que fosse ideal para ele quando o momento certo chegasse. Não é fácil decidir algo que pode mexer e marcar esse início de educação infantil, seja a opção de uma creche, berçário ou escolhinha. Muitas mães se vêem nessa situação bem cedo, quando a licença-maternidade está para acaba e precisam deixar seu bem maior sob os cuidados de outra pessoa.
Quando o Davi completou 1 ano é 7 meses senti a necessidade de colocá-lo em uma creche. O fato de eu trabalhar em casa faz com que eu consiga ficar com ele, mas senti que ele precisava ter contato com outras crianças para se socializar e estimular novos aprendizados.
Algumas dicas podem ajudar nesse momento de decisão. Veja algumas:
– Peça referências para amigas e conhecidos. Uma boa indicação pode fazer a diferença, pois é um local que já é aprovado por outros pais e com isso você se sentirá mais segura de deixar seu filho.
– Avalie qual o melhor critério a ser seguido por você: melhor preço, atendimento, espaço físico, metodologia de ensino, dentre outros.
– Um local próximo de sua residência ou local de trabalho é importante. Se algo acontece, você chegará rápido, além de não precisar atravessar quilômetros de distância com seu filho em uma cadeirinha no banco de trás do carro.
– Visite o local e analise todas as instalações. Observe se o ambiente é limpo, organizado, tranquilo e seguro. Observe também as crianças, se elas estão limpinhas, o que estão fazendo, como são sendo tratadas pelas professoras. É importante que você se sinta confortável naquele ambiente. Você imagina seu filho estudando ali? O instinto e primeiras impressões nessas horas devem ser levados em conta.
– Veja como funciona a fase de adaptação da criança. Por quantas horas inicialmente a criança fica, se sua permanência no local é aceita, por quantos dias essa adaptação é feita. É importante que seja de forma gradativa, para que não haja tanto impacto na rotina da criança.
– Pergunte que tipo de atividades são oferecidas no período, os horários, se oferecem educação bilíngue, alimentação e se existem atividades extracurriculares .
– Se houver refeição durante o período de permanência do seu filho na escola, visite a cozinha. Pergunte como a comida é feita, qual o cardápio e se ele é enviado para casa semanalmente;
– O Se certifique de quantas professoras, berçaristas ou auxiliares cada turma tem. O ideal para bebês até 01 ano de idade, é que haja pelo menos uma profissional para cada três bebês.
– Nem sempre o custo representa o valor da escola. Muitas escolas são apenas status e não necessariamente sejam de qualidade. Por isso, avalie isso com cuidado.
– Uma boa escola te deixa deixe livre para visita a qualquer momento para ver o funcionamento e como seu filho está sendo cuidado.
– Pergunte sobre quais procedimento são tomados em caso de algum acidente ou doença na escola.
Gravei um vídeo contanto um pouco como foi minha experiência com o Davi nesse comecinho de creche e também fiz um texto muito bacana falando sobre minhas escolhas na plataforma Escolha de Mãe http://philips.to/2fgjqwR
Confiram meu texto e comentem acessando AQUI .
Não existe um certo ou errado. Cada mãe é uma mãe, e o importante é que todas sejam respeitadas.
♥ Super beijoooo ♥
♥ Encontre-me também nas redes sociais
♥ YOUTUBE ♥ FACEBOOK ♥ INSTAGRAM @Rakaminelli
Raka Minelli
Uma carioca com sotaque próprio, de 32 anos, designer de joias por escolha e blogueira por paixão. Hoje, realizada por ser mãe de um príncipe chamado DaVi !
Raka sua linda
sempre com post maravilhoso
com certeza ajuda muita gente
biejos
[Responder]
Adorei o post,apresar de não ser mãe ainda,adoro ler sobre esses assuntos,já que estou tentando engravidar…
[Responder]